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Intermediação de mão de obra (vagas de emprego)

Atualizado em 03/03/2020 - 16:26


Orgão Responsável

SECRETARIA M. DE INDUSTRIA, COMERCIO E AGRICULTURA



O que é o Serviço?

Visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

Para tanto, esse serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho. Desta forma, há – por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – a divulgação de vagas de emprego ofertadas por empresas tanto em Vinhedo quanto em outras próximas (Valinhos, Louveira, Campinas, Jundiaí, Itatiba, etc.).


Quais são as normas e/ou legislações que regulam o Serviço?

Essas podem ser consultadas na Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho (http://www.emprego.sp.gov.br/).


Quem pode requerer o Serviço?

Os cidadãos que tenham a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e estejam em busca de colocação ou recolocação profissional.


Há prioridade para o atendimento?

No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm).


Quando solicitar?

Pode ser requerido a qualquer tempo.


Onde solicitar?

Para atendimento de forma presencial, há duas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT):

‣ Central SIM Vinhedo Digital
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Telefones: (19) 3876-0555 ou 3876-1077
Horário de atendimento: das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira

‣ Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 94, sala 2, Capela
Horário de atendimento: das 8 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira



Há taxas ou cobranças?

Não
Não há cobrança de taxas para solicitação desse serviço.


Quais são os requisitos e impedimentos?

O trabalhador deve fazer o seu cadastro no PAT Centro ou PAT Capela, devendo fornecer a seguinte documentação:

‣ Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
‣ RG;
‣ CPF.
‣ cartão do Programa de Integração Social (PIS).


Quais são as etapas?

1. Triagem: dirija-se ao local de atendimento presencialmente e leve a documentação exigida para análise. Se os documentos estiverem certinhos, você receberá uma senha e será direcionado(a) ao atendimento presencial.

2. Atendimento presencial: apresente a documentação para que seja averiguada a disponibilidade de vagas. Você será direcionado à(s) oportunidade(s) de trabalho de acordo com seu perfil e pré-requisitos cadastrados pela empresa interessada. Se não houve vagas para o seu perfil, o agente público irá informar.

3. Cadastro do candidato: se apto(a) a alguma vaga disponível, você receberá uma Carta de Encaminhamento do PAT ao processo de seleção, contendo data, horário e local da entrevista.


Quais são os prazos?

O atendimento presencial tem atendimento estimado entre 30 a 60 minutos, a partir da busca no balcão de triagem.

Os prazos para convocação ao processo seletivo ou outros relativos à vaga anunciada não competem à Prefeitura de Vinhedo, sendo estes de inteira responsabilidade da empresa que fez o anúncio.


Informações complementares do serviço:

Visto que as vagas anunciadas pelas empresas são incluídas no Sistema Nacional de Emprego – SINE, também com acesso aos demais PAT, pode acontecer de uma vaga já ter sido preenchida, cancelada ou suspensa no momento de busca do cidadão.

As vagas disponíveis podem ser consultadas semanalmente no Boletim Municipal da Prefeitura de Vinhedo. O candidato deve comparecer ao PAT mais próximo de sua residência para verificar as vagas disponíveis e detalhes sobre a mesma, pois não será dado retorno telefônico divulgando a vaga.

Também consulte ao sistema do Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/).


Como posso acompanhar o andamento do serviço?

No momento do atendimento presencial o cidadão já recebe a devolutiva de sua busca (se atende ou não os requisitos à candidatura à vaga anunciada). Se apto, o cidadão é orientado no próprio atendimento quanto à entrevista e processo de seleção da empresa.

Não há como acompanhar esse tipo de serviço, já que o processo seletivo ou outros relativos à vaga anunciada não competem à Prefeitura de Vinhedo, sendo estes de inteira responsabilidade da empresa que fez o anúncio.


Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?

Em relação ao atendimento do agente público municipal, você pode procurar a Ouvidoria Geral do Município. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos seguintes canais:

‣ presencialmente, no paço municipal (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro);
‣ nos números de telefone (19) 3826-7868 ou 3826-7577;
‣ por carta, endereçada à Ouvidoria Geral do Município (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo, CEP: 13280-085);
‣ por e-mail (ouvidoria@vinhedo.sp.gov.br);
‣ via rede social no perfil oficial da Prefeitura de Vinhedo no Instagram (http//www.facebook.com.br/curtavinhedo) ou na página oficial da Prefeitura de Vinhedo no Facebook (http://www.instagram.com/prefeituradevinhedo), exclusivamente por mensagem direta;
‣ no Fala.BR (https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/SP/Vinhedo/Manifestacao/RegistrarManifestacao).


Para acessar o serviço online clique em:: http://www.vinhedo.sp.gov.br/pat/vagas-de-emprego/

 
 


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