Cartão Nacional de Saúde: cartão SUSAtualizado em 30/10/2020 - 10:45 Orgão ResponsávelGoverno Federal O que é o Serviço?O Cartão Nacional de Saúde é o documento de identificação do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo identificar o cidadão por meio de uma numeração única nacional (http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/cartao-nacional-de-saude). Quais são as normas e/ou legislações que regulam o Serviço?‣ Portaria nº 940/2011, que regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt0940_28_04_2011.html); Quem pode requerer o Serviço?Cidadãos brasileiros e estrangeiros. Há prioridade para o atendimento?No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, pessoas com e transtorno do espectro autista e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm). Quando solicitar?Pode ser requerido em qualquer período do ano. Onde solicitar?Para solicitá-lo procure uma das unidades de atendimento: Há taxas ou cobranças?
Não Quais são os requisitos e impedimentos?Para a emissão do Cartão Nacional de Saúde, impresso em papel comum, é preciso apresentar a via original dos seguintes documentos: Quais são as etapas?1. Atendimento presencial: procure o balcão de triagem de uma das unidades de atendimento com a documentação em mãos; Quais são os prazos?O atendimento leva, em média, 15 minutos. A emissão e a disponibilização do número impresso são imediatas ao cidadão, em seu atendimento presencial. Informações complementares do serviço:O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Como posso acompanhar o andamento do serviço?Não há possibilidade de acompanhamento, uma vez que o atendimento se dá de forma imediata e a partir da busca do cidadão interessado. Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?Sobre postura ou omissão de atendimento de agente público, você pode procurar a Ouvidoria Geral do Município. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos seguintes canais: Para acessar o serviço online clique em:: http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/cartao-nacional-de-saude OuvidoriaOuvidoria Geral do SUS - 0800 644 9000 Esplanada dos Ministérios Bloco G - Brasília - DF - CEP: 70058-900 Telefone: (06)1315-2425 Site: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=141 E-mail: imprensa@saude.gov.br |
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